Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

"O oposto que atrai,o oposto que distrae e o semelhante que cansa."

"...Viva à tua maneira,
não perca a estribeira,
saiba do teu valor..."[O Teatro Mágico]


Esse texto é para vocês Brunno Soares,Laiz Aline,Amanda Quintino,Suéllen Lídia,Aline Guedes,Thais Ohana,Dayanna Lins,Thiago Espíndola,e para todos aqueles que são tão diferentes e semelhantes de mim.Inexplicável.
Ontem "eu e ele" conversamos sobre as pessoas que entram e saem das nossas vidas,algumas que entram e saem rapidamente,outras q demoram a sair...tem também as que entram,nos fazem pensar que sumiram e de repente reaparecem,reascendendo o sentimento[bom ou ruim,ou os dois] que despertaram em nós antes de "partir"...Algumas delas nos marcam de forma tão intensa que desejamos que fiquem pra sempre na nossa vida.E dá um vazio imenso quando elas partem...Tentamos até impedir que isso aconteça,mas é inevitável...A roda gira e parece q eles deslizam pro outro lado do mundo.
Há aquelas pessoas que,mesmo quando estamos no pior dos dias fazem tanto bem que esquecemos de tudo quando estão do nosso lado.Que apenas o fato de tê-las conosco,mesmo que em silêncio,traz uma espécie de paz que parece aqueles contrastes que existem no estilo barroco:'momentânea e eterna!'.Certa vez alguém disse que uma amizade verdadeira começa quando as duas pessoas ficam em silêncio estando juntas e não se sentem constrangidas por isso.É verdade!Pelo menos eu,quando estou ao lado de alguém que não me deixa à vontade,quero sempre falar e falar...mesmo que seja besteira!Mas percebo que tenho um amigo quando ficamos os dois em silêncio,olhando para o nada,e aquilo não me incomoda-nem a ele(a).Amigo faz companhia até para não fazer nem falar nada.
Há aquelas pessoas que nos trazem a necessidade de tocá-las,de sentir o cheiro,nem que seja de suor...É o tal do contato físico:Ai que coisa boa!Quem não gosta de receber um abraço,um beijo,um cafuné,qualquer carinho que seja das pessoas especiais??Quantas vezes o que precisamos não é de uma palavra amiga,mas sim de um abraço e um colo para deitar e chorar??Creio que isso mostra que o amigo ou amiga está ali do nosso lado,e dá a segurança de que não vamos ficar sozinhos...Viramos um bebê desprotegido no colo dos amigos!
Tem algo melhor do que ter um amigo pra deitar na areia da praia à noite e ficar olhando o céu?Procurando a lua?^Contando estrelas?Admirando o céu,o mar...Ouvindo a música que as ondas cantam junto com o vento??Falando da vida??
Outra coisa importante....É no mínimo surpreendente conhecer uma pessoa aos poucos,ir sabendo cada vez mais da vida dela e ela da tua....Vc vai descobrindo que tem muita coisa em comum,tantas....mas ao mesmo tempo descobre também que tem tantas diferenças....Ui,isso estremece!!!Daí que surge o amadurecimento:Mesmo que às vezes nós briguemos devido nossas diferenças,vamos um aprendendo a respeitar,a conviver e até quem sabe admirar o que há de diferente no outro!Até podemos mudar uma coisinha ou outra sem nem mesmo querer e perceber!!Eu tenho minha personalidade,meus princípios,meus conceitos,minha forma de encarar a vida.Você tem a sua.Cada um tem a sua.Cabe a mim escolher se vou sair correndo do diferente ou se vou aprender a conviver com ele.O diferente faz bem,O diferente ajuda a crescermos como pessoa,o diferente mostra uma coisa nova a cada dia que se passa.
Putz,eu adoro encontrar diferenças nos meus amigos e brigar com eles por isso!Sabe porque?Porque um minuto depois[ou menos] já estamos como antes.É o amor pelo amigo(a) e o respeito por tais diferenças que falou mais alto.
O oposto pode atrair,mas também pode distrair.o semelhante pode atrair,mas pode também cansar,ou "perder a graça".É bom encontrar pessoas que pensem como nós,mas a intensidade da amizade descobrimos quando encontramos diferenças,e daí vemos qual reação elas vão provocar em cada um de nós.Imagine quão sem graça seria o mundo se ele fosse dividido em vários grupos que pensassem e agissem de uma forma igual entre eles,e que um grupos nunca se misturasse com o outro??Quanta gente eu não teria conhecido,e a maioria são os que se tornaram muito importantes na minha vida!!!Os DIFERENTES de mim!!!
Ah,descobri que não sei quem sou eu,e que as pessoas que são indispensáveis pra minha felicidade são simplesmente "Diferentes e Iguais" a mim!!É como arroz e feijão,nescau e leite,terra e mar,lua e sol:Parecem diferentes?São...Mas tudo se mistura:O arroz se come junto com o feijão.o nescau a gente coloca no leite pra ter um gosto diferente!Fica mais gostoso!A terra se une ao mar,até a lua e o sol se encontram durante o raro eclipse...e como é belo!
Os diferentes também são assim:De uma forma ou de outra,se encontram e formam um tipo de beleza surreal que não existiria se eles fossem iguais...

"No meio das diferenças surgem semelhanças.No meio das semelhanças,surgem diferenças"

Duane Quintino.

2 comentários:

israel disse...

belo texto..

realmente as diferenças sao o tempero das relaçoes humanas...

vc tem talento moça!!!

adoro te!!

bjos!!

maiaraceciliaaaa disse...

Prima, adorei. Muito bom meeesmo o texto!

ah, as diferenças são fundamentais pro viver! o mundo seria tão sem graça se não tivéssemos uma pintadinha de diferença ali, outra aqui. ah, e eu te amo além das diferenças! beeijos.